Tratamento Cirúrgico da Doença de Parkinson - DBS

O tratamento é realizado por profissionais treinados e acompanhamento médico continuado.

Hoje, em alguns casos selecionados de doença de Parkinson, os pacientes podem ser beneficiados com o implante de eletrodo cerebrais (DBS - Marcapasso cerebral), que tem por objetivo corrigir os distúrbios motores da doença.

O Dr. Marcos Antônio Dias foi pioneiro (desde 2013) do uso desta técnica na nossa região, hoje já com diversos casos operados. O fornecimento destes sistemas (materiais) é de cobertura obrigatória pelas operadoras de saúde, desde que obedecidos critérios pré-estabelecidos.

Veja mais

Tumores Hipofisários - Os adenomas de Hipófise

Tumores benignos da glândula hipófise, podem gerar vários distúrbios (perda da visão, aumento de peso, hipertensão arterial...).

O seu tratamento é realizado por equipe multidisciplinar (endocrinologista, neurocirurgião e otorrino). Avaliações periódicas, medicações e cirurgias videoendoscópicas fazem parte das técnicas mais atuais.

Tumores Cerebrais

Tumores cerebrais podem ser classificados como benignos ou malignos. O tratamento envolve amplo conhecimento de anatomia, patologia, técnicas cirúrgicas avançadas.

O tratamento deve ser realizado por neurocirurgião, dentro de estruturas hospitalares adequadas conjuntamente com equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos).

Hoje, o Dr. Dr. Marcos Antônio Dias dispõe de sistemas de neuronavegação, sendo o pioneiro em nossa região do uso desta técnica. Também o uso de biopsia cerebrais em condições estereotáxicas.

Neurocirurgia Funcional

A neurocirurgia funcional é responsável pelo tratamento ou ajuste de problemas que alteram o funcionamento do sistema nervoso. Dentre eles, destacam-se dor crônica, espasticidade (aumento do tônus muscular), distúrbios de movimento (doença de Parkinson, tremor essencial e distonias), doenças psiquiátricas (depressão, TOC e Síndrome de Tourette) e epilepsia. A equipe tem treinamento nos melhores centros mundiais de neurocirurgia funcional.

Cirurgia da Dor

Hoje, grande parte da população mundial já vivenciou pelo menos um episódio de dor mais intensa em sua vida.

A dor é um dos mecanismos mais básicos de defeso de nosso organismo. Em alguns casos, a própria dor que deveria ser somente um sinal de alerta vira a doença em si.

Novas tecnologias, com uso de novos materiais, como eletrodos medulares e bombas para injeção automática de drogas, estão ao dispor da população.

Estes tratamentos exigem uma enorme formação em centros especializados em dor, pois necessitam de equipes multidisciplinares (neurologistas, neurocirurgiões, anestesistas, neuropsicólogos, entre outros). O fornecimento destes sistemas (materiais) é de cobertura obrigatória pelas operadoras de saúde, desde que obedecidos critérios pré-estabelecidos.

Veja mais

Estereotaxia

Cirurgia estereotáxica ou estereotaxia é uma forma minimamente invasiva de intervenção cirúrgica que usa um sistema de coordenadas tridimensional para localizar pequenos alvos no interior do corpo e para executar nestes alguma atividade, tal como biópsia, lesão, injeção, estimulação, implante etc.

Este tipo de técnica permite operar paciente acordados, por exemplo na cirurgia de Parkinson.

Hoje o Dr. Marcos Antônio Dias dispõe desta técnica em seu serviço e com formação extensa sobra as diversas técnicas apresentadas.

Bombas para Infusão de Fármacos

Pacientes com dor crônica, espasticidade (aumento do tônus muscular) e distonias podem ser beneficiados com o implante de bomba para infusão de drogas. Estes pacientes passam por avaliação extensa multidisciplinar (neurologista, fisioterapeuta e neurocirurgião).

Estes sistemas permitem a administração de drogas selecionadas (morfina, baclofeno e clonidina) diretamente no espaço da medula espinhal, junto ao líquido céfalo-espinal, onde terão efeitos diretos sobre a medula espinhal e seus nervos.

Hoje, O Dr. Marcos Antônio Dias conta com uma estrutura organizada, com múltiplos profissionais desde as fases de testes até a recarga deste sistema (a bomba possui um reservatório que deve ser reabastecido periodicamente em local adequado). O fornecimento destes sistemas (materiais) é de cobertura obrigatória pelas operadoras de saúde, desde que obedecidos critérios pré-estabelecidos.

Cirurgia de Epilepsia – Implante de Estimulador do Nervo Vago - VNS

Epilepsia é uma doença fortemente incapacitante, que leva a inúmeros distúrbios pessoais, familiares e sociais.

Hoje, o tratamento constitúi em um amplo arsenal terapêutico médico/farmacológico (medicamentoso, funcional e cirúrgico). Pioneiro na cirurgia de implante de eletrodo do Nervo Vago (veja mais) no interior do Paraná, o paciente já dispõe deste tratamento em nosso serviço desde 2014.

Podem ser beneficiados tanto adultos quanto crianças, desde que selecionados por rigorosos critérios para o tratamento. O fornecimento deste sistema (material) é de cobertura obrigatória pelas operadoras de saúde, desde que obedecidos critérios pré-estabelecidos.

Além dessa terapeutica de VNS, o paciente será avaliado para as outras possibilidades de tratamento cirúrgico de epilepsia - cirurgia cerebral - estimulação cerebral profunda para tratamento da epilepsia refratária.

Biopsias Cerebrais

Dentro da especialidade as biópsias por sistema estereotáxico se apresentam como uma modalidade de diagnóstico muito importante, pois tendem a serem menos agressivas que as cirurgias convencionais e portam risco muitas vezes menores se comparadas a estas últimas. Hoje dispomos de toda a expertise necessária para a realização destas biópsias seguindo os mais rígidos protocolos empregados nos mais conceituados serviço de neurocirurgia do mundo.

Livro - Doença de Parkinson - Tratamento cirúrgico

Livro - Doença de Parkinson - Tratamento cirúrgico - Gratuito  - Baixe aqui